Antes de começar a mudança, peça ao seu contador atual um relatório para saber se existem pendências fiscais que precisam ser colocadas em ordem. Mas, não comente a sua intenção no momento, pois alguns escritórios não aceitam muito bem que o cliente esteja desejando sair.
Em geral, é importante avaliar os últimos 5 anos.
Dessa forma, você pode perceber se o contador executou o trabalho conforme a lei e também ter uma forma segura de garantir que sua empresa siga em frente sem maiores dores de cabeça posteriores
Nessa altura, você já deve ter um novo escritório de contabilidade em mente, no entanto, não pode iniciar o trabalho sem antes encerrar o compromisso que tinha com o antecessor.
Vale lembrar que antes de fazer essa nova contratação, você precisa avaliar sua proposta, verificar se ele possui o CRC e compreender como funciona a gestão de documentos e informações dos seus clientes. Para isso, você pode questionar qual é o software de gestão contábil que eles utilizam.
Quando tudo estiver resolvido, comunique de maneira educada a transição de contabilidade, elabore um e-mail ou carta registrada informando o cancelamento dos serviços.
A maioria dos contadores solicita um prazo de até 30 dias para providenciar todos os documentos da empresa e entregá-los ao responsável. Nessa etapa, ambas as partes devem acordar o prazo, o que é muito importante para evitar desentendimentos.
A contabilidade deve entregar todos os documentos da empresa e um relatório da situação cadastral informando que não há débitos municipais, estaduais, federais e também identificar se existem parcelamentos fiscais.
A formalização da transição de contabilidade deve ser registrada por meio de um documento chamado “Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica”, sendo o próprio contador responsável pela emissão.